A nova música é Do Amor

Numa semana muito agitada na capital paulista, com shows como os de Miike Snow, Tulipa Ruiz, Fernando Catatau, Guizado e Del Rey, o show da Do Amor na festa da ConfrariaPop teve menos atenção do que merecia, na última quinta-feira (23), no Estúdio Emme. Não faltou entusiasmo do público ou dedicação nas bandas que participaram da festa, mas infelizmente poucas pessoas participaram do evento.

A Banda Gentileza, abrindo a noite, apresentou com muita animação o repertório do seu primeiro CD, lançado em 2009.  A mistura de violino, viola caipira, trompete, saxofone, teclado, guitarra, baixo, bateria poduz uma sonoridade bastante exótica.

A mistura de influências que a banda recebe (e canta, já que suas letras sempre fazem referências aos clássicos da música popular brasileira) parece se mostrar ponto comum entre os curitibanos, que vêm chamando a atenção no cenário independente. Nesse ponto – e com orientações musicais diversas – merecem destaque o Copacabana Club e o Sabonetes.

O show da Do Amor é marcado por uma levada muito divertida da guitarra que, não sei se por um viés baiano, me lembra Novos Baianos, A Cor do Som, axé old school. Claro que essa base não está presente o show todo, e não é fácil dizer quantos estilos se misturam em suas músicas – há, digamos, de rock a carimbó. O que se percebe mesmo é a sonoridade clara e vibrante de apenas duas guitarras, um baixo e uma bateria.

Os cariocas que formam a banda – Ricardo Dias Gomes, Marcelo Callado (os dois também da Banda Cê), Gustavo Benjão e Gabriel Bubu – apresentam suas músicas de forma leve, despojada, quase sem parecer que estão expondo ali uma forma criativíssima de antropofagia e tropicália no século 21.

Devo dizer que até mesmo as músicas que parecem menos legais no CD, como Chalé, Schop Chop, Dar uma Banda, I Picture Myself, são legais de se assistir ao vivo – porque sim, Dias Gomes faz mesmo aquela voz aguda em I Picture… e Benjão e Bubu divertem com a distorção da voz em Dar uma banda.

***

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=DYXE2k_vP-8&feature=player_embedded]

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *