Black na Cena: Tony Tornado "esquenta" público em SP

O ator e cantor Tony Tornado foi o responsável por “esquentar” o público que ainda estava chegando à Arena Anhembi, em São Paulo, na noite fria, de fina e intermitente garoa, nessa sexta-feira (22) no festival Black Na Cena, cuja atração principal no primeiro dia é George Clinton. Com participação de seu filho Lincoln Tornado e da backing vocal Nanny Soul, que também tomam a frente da apresentação, o artista fez um show de quase uma hora.

Texto originalmente publicado em Música, no Portal Terra

O cantor de 81 anos mostrou que ainda sabe requebrar com o gingado funky e da black music, totalmente inspirado por James Brown e nos idos anos 1970. O “soul man” deu início à discoteca a céu aberto pontualmente às 21h30 com Soul Negro, que segundo ele é uma nova música. O show é carregado de fragmentos daquela que é a década de ouro dos “nightclubs” (boates), da soul music, e influências de artistas gringos do twist como Chubby Checker e Little Richard. Reflexo também dos quatro anos e meio que passou recentemente nos Estados Unidos.

Apesar de dançante, Manifesto que veio em seguida, é uma música de protesto e com letra carregada, que um dos refrões diz “temos de fazer algo agora”. Segundo o artista, essa canção retrata seu amor por República de Ruanda e Angola, ambas na África.

Em Soul Suburbano, um hino do trabalhador carioca, quem vem à frente do palco é Lincoln Tornado, filho de 25 anos de Tony, apresentado pelo pai como aquele que “vai dar continuidade” ao seu trabalho nos palcos da cena musical. Tony comentou que precisava de “reforço” e, em tom de brincadeira, disse que quem deu inspiração foi a Mulher Melancia. Nessa canção, Tony deixa o “lead vocal” e vai ajudar o filho como backing.

Lincoln comentou que tem no sangue a música e, em Deusa do Amor, mostrou todo seu gingado: o remelexo teve direito até a um espacate dado por ele no meio do palco. Antes, disse: “espero que vocês gostem porque não tenho como negar as origens soul”.

Quem veio em seguida para complementar a era disco em pleno ano de 2011 foi a backing vocal Nani Soul, que como o sobrenome antecipa, não teve como decepcionar na apresentação de I Feel Good, cover de James Brown. Enquanto mostrava seu talento e potência vocal, Tony estava lá atrás, regendo parte da banda que tocava instrumentos de sopro, liderada por três saxofonistas.

Tony retomou as “rédeas” da apresentação, dizendo que em 1998, quando seu amigo, o cantor Sebastião Rodrigues de Maia (Tim Maia), estava no leito de morte, ele disse que faria uma homenagem a ele em cada show. E essa noite não seria diferente. Emendou um pout-pourri de Azul da Cor do MarPrimaveraSossego. Finalizou a apresentação com Pode Crer e a clássica BR3, que em 1972 lhe rendeu um prêmio e a fama após a conquista do Festival Internacional da Canção.

Black na Cena
O evento com artistas que representam a cultura afro na música, que segue até domingo (24), foi aberto nessa sexta com a banda de samba-rock Farufyno. Nesta sexta-feira (22), o festival ainda tem O Baile do Simonal, Sandra de Sá, Seu Jorge e encerra com George Clinton e a trupe do Parliament-Funkadelic.

Confira o setlist do show:

Groove (Abertura)
Soul Negro
Tornado (Groove)
Manifesto
Soul Suburbano
Deusa do Amor
Dei a partida
I Feel Good
(cover de James Brown)
Tim Maia Medley (Azul da Cor do MarPrimaveraSossego)
Pode Crer, Amizade
BR3

Talvez você também goste...

3 Comentários

  1. toni tornado e uma pessoa amavel , maravilhosa . nao tenho palavras para dizer que e essa pessoa maravilhosa . sei que toda vez que estamos juntos e muito bom .

  2. Vc é muito sortuda Gisele em conhece-lo pessoalmente.Sou fão do Tony desde os 10 anos de idade,adoraria conhecê-lo um dia,bater um apao,tirar uma foto.Gosto muito dele,como profissional e acredito que deve ser mesmo uma pessoa incrível.

  3. Vc é muito sortuda Gisele em conhece-lo pessoalmente.Sou fão do Tony desde os 10 anos de idade,adoraria conhecê-lo um dia,bater um papo,tirar uma foto.Gosto muito dele,como profissional e acredito que deve ser mesmo uma pessoa incrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *