Last.fm divulga 40 artistas mais executados de 2010; comentamos 20

A Last.fm (não é novidade, mas pra quem desconhece, a gente explica lá embaixo) divulgou este mês uma lista com os 40 artistas mais executados em todo o mundo, que lançaram novo álbum entre 1/10/2009 e 31/10/2010. A lista surpreende em alguns pontos, mas vale lembrar que não foram considerados artistas que lançaram CDs ao vivo, coletâneas, singles ou EPs. Abaixo, discorremos 20 dos principais artistas rankeados. Para a lista completa, dá uma passada no site oficial.

A diva teve destaque com o CD “Aphrodite” – lançado em 2010. O single “All The Lovers”  teve um vídeo que causou impacto e o “Get Outta My Way” foi eleita aqui, pelo aos cubos, parte integrante das 20 melhores músicas de 2010. Precisa falar mais?

***

A banda merece destaque por sua personalidade forte. Conseguiu mostrar que as comparações com Interpol têm mais é que ficar de lado, depois de terem lançado “In This Light And On This Evening”. O primeiro single “Papillon” é o destaque.

***

Responsável por um dos lançamentos mais melancólicos e belos de 2010 com o álbum “Heligoland”, impossível ficar de fora das playlists da galera. “Paradise Circus” foi o primeiro single.

***

Será que eles estão aqui pelo seu vocalista bonito? Porque faltou personalidade e força em 2010, o show no SWU Brasil foi apenas “ok” e o vídeo lançado para o primeiro single, “Radioactive“, do álbum “Come Around Sundown” não muito empolgante.

***

Não conhecia essa cantora antes de vê-la em posição de destaque. Talentosa, lançou um álbum envolvente e é bom ficar de olho nela daqui pra frente. O som é tipo um ‘folk gliterizado power pop’, e a voz é muito gostosa, com apelo pop. Recomendamos!

***

Com a morte do ‘Nu Metal’ o Linkin Park acaba de lançar material fraco, buscando uma nova personalidade, ainda não encontrada. Apenas os fãs que persistem desde os velhos tempos os seguram em um bom posicionamento.

***

O lançamento do segundo álbum “Congratulations” mostrou que os caras têm potencial para seguir em frente sem perder a identidade, nem deixar de surpreender, e o principal: mantendo a legião de fãs que adquiriu ao seu lado, porém, não há nenhum hit forte como os bombados “Kids”, “Time to Pretend” e “Electric Feel”, do CD anterior.

***

O dueto de rapazes “engraçados” do pop mereceu destaque neste ano que passou, e hits como “Starstrukk” e “My First Kiss” – em parceria, respectivamente, com as bombadas Katy Perry e Ke$ha – foram chave para um maior sucesso.

***

As meninas vêm do circuito indie americano, mas eu as conheci graças  à parceria que fizeram com o DJ Tiësto na empolgante “Feel it in My Bones”. Músicas de seu último álbum “Sainthood”, como o single “Hell”, definem muito bem quão boas as meninas são.

***

Este foi um ano de acertos para a colombiana, que se destacou com o sucesso “Waka Waka”, música tema da Copa do Mundo, e chegou surpreendendo com o caliente hit “Loca”, que tira o pé de qualquer um do chão, do álbum “Sale El Sol”. No entanto, foi com o álbum “She Wolf” que ela entrou na lista.

***

Marina com certeza foi uma das vozes de 2010. Com seu álbum de estreia “The Jewels”,  já mostrou sua incrível força e destacou-se na geração pop de “filhas” de Björk, passeando entre canções pop como “Oh, No!” e melódicas como “I’m not a Robot” ou “Numb”.

***

Apesar do fracasso nas lojas do álbum “Bionic”, a cantora atingiu um posto que artista com lançamentos super aclamados não atingiram neste ano. Estranho? Acredito que as pessoas não tiveram coragem de comprar o álbum, mas baixar e ouvir em casa já são outros 500… [Nota do editor: Já podem comprar, tá por R$12,90 na Americanas!]

***

Ano de destaque para a americana, além do grande destaque para seus belos seios, seus hits chicletes grudaram mais do que nunca na cabecinha da galera. Se ela tivesse trabalhado um pouco melhor o álbum e pecado um pouco menos nas apresentações ao vivo (vide AMA 2010), talvez tivesse atingido um posto melhor, mas o trabalho de “Teenage Dream” mereceu uma ótima colocação.

***

O álbum que fez Rihanna entrar na lista foi “Rated R”, e não preciso dizer mais nada além do nome de duas músicas que você, querendo ou não, deve ter ouvido exaustivamente em 2010: “Russian Roulette” e “Rude Boy”. Ainda deixaram de fora a bombadíssima “Only Girl (In The World)”, do recente álbum “Loud”. Significa.

***

Desde que o rapper resolveu deixar seu lado mais sério tomar sua carreira novamente só teve bons resultados, com uma boa repercussão logo de cara em “Not Afraid”, primeiro single do álbum “Recovery”. A parceria com a Rihanna no bombadíssimo “Love The Way You Lie” é certificação disso, fazendo lembrar muito do sucesso do passado – naquela parceria com a Dido no hit “Stan”, idos de 2000.

***

“Contra” foi o sucessor do álbum de lançamento e mostra que o Vampire Weekend veio pra ficar por seus hits e ótimos videoclipes como “Given Up That Gun” e “Holiday” apenas assinam embaixo tal afirmação.

***

Se Damon Albarn e companhia merecem destaque pela repercussão de “Plastic Beach”, sem sombra de dúvidas é pela música “On Melancholy Hill”  –  de longe a melhor e o maior hit da banda em 2010.

***

Quando “The Suburbs” (terceiro álbum da banda) vazou na internet, rapidamente tornou “Arcade Fire” o termo mais comentado no Trending Topic Brasil, do Twitter. Não por menos, um dos melhores álbuns do ano e da década acabava de ser lançado pela talentosíssima banda canadense. Difícil é escolher um hit, na cabeceira – quase empatadas em número – de execuções ficam “The Suburbs” e “Ready To Start”.

***

No final do ano passado, a banda lançou seu álbum de estreia “Sigh No More”. O destaque é o single de maior sucesso “Little Lion Man”. Sem medo de fazer um ‘folk rock sincero’, a banda merece destaque por manter um som ‘caipira’ típico e divertido em sua identidade, que bandas como Kings of Leon perderam durante a carreira.

A artista mais executada em 2010 é a herdeira natural do lugar que foi de Lady GaGa em 2009. Quem de vocês não dançou “Tik Tok”, na balada? Entre seus maiores hits em número de execuções só ficaram atrás “Your Love is My Drug” e “Take It Off”. Merecida primeira colocação? Fica a questão polêmica, porém, é inegável que Ke$ha reinou em 2010.

***

LAST.FM – Para os que não conhecem, a rede social é uma comunidade virtual voltada para os amantes de música com um diferencial: constrói um perfil detalhado do gosto musical de cada usuário, reunindo e exibindo as músicas e artistas favoritos em uma página feita com as informações coletadas por um plugin do próprio site, que instalado no computador detecta – através de tags – a música executada no player do usuário, ou até mesmo no ipod ou iphone. O site pode detectar através de uma função chamada “audioscrobbler” quais foram as músicas executadas no computador de todos os seus usuários.

Responsável por um dos lançamentos mais melancólicos e belos de 2010 com o álbum “Heligoland”, impossível ficar de fora das playlists da galera.

One thought on “Last.fm divulga 40 artistas mais executados de 2010; comentamos 20

  1. Comentando os primeiros lugares: não acho que a Kesha merece ser a primeira, mas sem dúvida ela foi beeem tocada em 2010. Sempre sou a favor do Arcade Fire, acho que eles merecem ser ouvidos mais e mais em 2011!!! Agora, confesso que não conhecia Mumford & Sons, vou ouvir pra ver qual é!

Comments are closed.