Uma infância marcada pelas loiras

DA REDAÇÃO
Xuxa Verde Victor Martin*, especial para o Aos Cubos

Uma boa criança que teve sua infância entre os anos 80 e 90, com certeza deve se lembrar que essa época foi marcada por alguns fatos. O que quero fazer vocês se lembrarem neste post é da suposta rivalidade entre as cantoras e apresentadoras infantis, que animavam (ou não) as manhãs e tardes das principais emissoras de TV da época. Enquanto hoje se discute se Lady Gaga é melhor do que Britney Spears, naquela época a mídia questionava se Angélica era mais talentosa do que Xuxa.

Angélica e Xuxa eram as principais, aquelas que conseguiram ganhar mais visibilidade, independentemente de talento, já que tiveram a oportunidade de ter seus programas veiculados em grandes emissoras.

A loirinha com sorriso angelical, apareceu quando foi vencedora do concurso da “Criança Mais Bonita do Brasil” no programa do Chacrinha, quando tinha apenas 4 anos de idade, repetindo o feito no ano seguinte e tornando-se uma modelo infantil requisitada. Teve sua estreia na TV em 1987, quando entrou no comando do programa “Nave da Fantasia” da extinta Rede Manchete, substituindo Simony, que não entra nessa nossa abordagem de hoje. De acordo com pesquisas feitas na época, Angélica foi a apresentadora de TV que mais teve espaço na grade de uma emissora, apresentando três programas consecutivos numa mesma tarde: “Casa da Angélica”, “Passa ou Repassa” e “TV Animal”.

***

Entre as cantoras e apresentadoras que mais se destacaram, Mara Maravilha, que era a mais rebelde e agressiva fica entre as preferidas de muita gente. Ao ser convidada por ninguém menos do que Sílvio Santos, ela chegou no SBT participando de vários programas, como por exemplo sendo jurada do “Show de Calouros” quando tinha apenas 15 anos, para que logo em seguida ganhasse seu próprio programa voltado para o público jovem. No finalzinho dos anos 80, o “Show Maravilha” foi sua consagração. Mara ganhava seu tão sonhado reconhecimento nacional.

***

Até pouco tempo atrás, Mariane era cantora e performer do programa “Qual é a Música?”, do SBT, mas nos anos 90, já chegou a fazer muito sucesso entre o público infantil. Entrando pro mundo televisivo também substituindo Simony, foi demitida da emissora depois de três anos por cortar o cabelo sem autorização da produção do programa.

Anos depois, foi contratada pela CNT, onde tentaria recomeçar sua carreira como apresentadora infantil, com o programa “Tudo Por Brinquedo”. Sem sucesso, foi convidada nos anos seguintes para comandar programas em canais à cabo, sem muita audiência, onde acabou por ser esquecida.

Já Xuxa, começou como modelo aos 16 anos de idade e somente no ano de 1980, foi capa de mais de 80 revistas, quando estourou como “personalidade da mídia” daquela época. Sua carreira como apresentadora começou em 1983 quando foi convidada pelo diretor Maurício Sherman para apresentar o “Clube da Criança” também na Rede Manchete, tendo por muitas vezes suas gravações acontecendo em Nova York. Quando estreou o “Xou da Xuxa” em 1986 na Rede Globo, Xuxa conseguiu consolidar sua carreira como apresentadora e cantora infantil. Seu auge na emissora é relembrado até hoje por milhões de jovens no Brasil e também no exterior, já que este programa foi exibido algumas vezes na Argentina e na Espanha.

***

Depois dessas, não posso deixar de citar algumas outras como a Pat Beijo e Jack Petkovic, que após tentarem alcançar seu sucesso, não se deram tão bem quanto as demais. Atualmente, de todas essas apresentadoras, só Xuxa, Eliana e Angélica continuam na mídia, mas é indiscutível como Eliana cresceu mais do que todas. Com seu programa aos finais de semana, que por muitas vezes é líder de audiência, a loira consegue desbancar Angélica, que brinca de ser apresentadora no “Video Game”, e Xuxa, que após deixar de trabalhar com Marlene Mattos, nunca mais foi e nem será a mesma.

***

Victor MartinVictor Martin (@xuxaverde ou @9ctor no Twitter), 21 anos, é formado em produção multimídia, e trabalha na agência Gauge. Disseminador oficial dos bordões ditos pela apresentadora Xuxa Meneghel nos idos de 1980, no “Clubinho da Criança”, como “Ahan, Claudia, senta lá” e “vemgente”, usa CAPSLOCK para tudo. Social media em tempo integral, nas horas vagas ataca de DJ pelas festas por aí!

Talvez você também goste...

15 Comentários

  1. Bom post. Só acho que vc errou em dizer que Xuxa e Angélica eram as principais. As principais eram Xuxa e Mara, com toda a certeza. Até porque as duas eram os ícones da batalha pelo ibope que sempre se deu entre Globo e SBT.
    Mara era com certeza mais falada e assistida que Angélica.
    Além disso, você escolheu os piores vídeos da Mara Maravilha pra ilustrar o seu post, assim como escolheu um péssimo da Xuxa também.

  2. Pô, Rodrigo, fui eu que escolhi os vídeos. Mas manda aí, se tiver sugestões, e a gente troca! 😀

    O da Xuxa não tinha como ser outro porque ele é a inspiração de tudo do perfil fake do Victor no Twitter.

    Valeu! 😀

  3. Xuxa e Angélica foram as que acompanhei com meus filhos. Aprendi a gostar delas e hoje acompanho a Angélica( sou super fã) e nunca consegui gostar da Eliana e acho que a Xuxa tá com depressão, chorando à toa.

  4. Lembro dessa época maravilhosa, mas lembro também que as principais apresentadoras dessa época foram: Angélica e Xuxa. Teve um idiota que postou um comentário dizendo que eram Xuxa e Mara. Acho que esse cara ou não viveu essa época, ou ele mora em outro planeta!. Xuxa fez muito sucesso, mas não é mais a mesma. Já Angélica por sua vez, fez e faz muito sucesso, lembro que os programas dela no SBT eram líderes no ibope, tanto é que está na Globo até hoje!. E “Mara”?, já era!, tanto é que se envolveu em escândalos, e agora dá uma de santa, por ter entrado em decadência, agora é “evangélica”. Por favor, não falem besteira!. Até hoje, querendo ou não, a ÚNICA que construiu uma carreira de sucesso, sem desmerecer as outras foi e é, ANGÉLICA!!!!

  5. A Eliana saiu da Record e foi para o SBT a Angelica saiu da Manchete para o SBT do SBT para rede globo e até hoje continua fazendo sucesso seu programa naõ vai ao ar em todo Brasil. Dia de Domingo a Globo não tem programa por isso o povo assisti esse progrma besta da Eliana. A Angelica assim como no SBT reinou com 3 programas todos os dias a tarde, reina hoje na globo com dois, fora as participáções onde poderia ter um program só seu.A Eliana tentou até continuar na época no lugar da Angelica com o TV animal mais foi abaixo. EStrelas como XUxa e ANgelica nunca iraõ se apagar.

    1. Os programas de xuxa e mara maravilha eram os que tinham mais audiência. O clube da criança perdia para foi da xuxa e show maravilha e todo mundo sabe disso. A imprensa na época divulgou uma matéria dizendo que o o programa da angelica do passou a ter uma audiência razoável quando a manchete colocou seriados japoneses no programa.
      O único programa infantil que liderou no ibope disputando de igual para igual com o xou da xuxa foi o show maravilha,que fez tanto sucesso que ganhou uma versão na argentina e foi veiculado em mais 17 países.

      Querendo você aceitar ou não mara maravilha foi a segunda apresentadora infantil de maior popularidade da TV brasilieira.

  6. Todas elas tiveram sucessos, porém o da Xuxa é incontestável, Xuxa é um ídolo, isso não se pode negar, mesmo os que não gostam dela. Não existe ninguém que não saiba cantar no mínimo dez músicas da Xuxa(mesma que não seja toda), já foi dito em uma revista que a Xuxa é o Michael Jackson do Brasil, e isso é verdade, só que agora está chatinha…
    A Angélica teve seu auge, porém não saiu do Vou de Táxi, ninguém se lembra de outra musica dela(exceto os fãs, que têm que ser de verdade), os programas também não foram lá grandes coisas, eram bons, mais dava para perder.O ponto para ela vai por ser carismática. A Mara, paa mim, foi melhor que a Angélica, só deu azar de ser mais velha e estar no SBT, cujo dono é incostante e apostou na Angélica e esqueceu dela, que foi para a Record e depois se tornou evangélica, mais as pessoas se lembram mais da Mara com entusiasmo do que da Angélica. A Angélica deu sorte e foi inteligente em aceitar a proposta da Globo, pois se estivesse no SBT ninguém mai lembraria dela. A Eliana também teve seu auge e só, comparo o sucesso ao da Angélica. Porém é fato, podem fala o que for dela, mais a única que trabalhou com criança porque realmente gostava era a Xuxa, as outras pareciam estar para acompanhar o sucesso, é só ver que depois do incendio do Xuxa Park e o fim deste, praticamente os progras infantis acabaram.

  7. Nunca vi tanto bobagem ditas juntas, A Xuxa deu sorte antes do Pelé ela era praticamente desconhecidas, saiu na playboy sem nenhum exito na epoca, saiu na ele ela tb, ela entrou na manchete que tinha varias novidades como jaspion, chengerman, pirata do espaço isso alavancou seu programa, na globo ela pegou um programa lider de audiencia, pois o Balão Magico ja era lider e também tinha desenhos de ponta em seu programa. A Mara sim foi a que mais competiu com a Xuxa apesar de ter uma cartel de desenhos muito inferiores, a Angelica ficou capengando por ai, e se não não fosse pelo Mauricio Matar e o Luciano Huck ela tinha sumidio da midea. as demais foram meras coadjuvantes, isso fora a Eliane que apesar de não gostar dos seus programas se mostro competentissima, tanto sbt, na record e agora na volta no sbt. mas com ja vi que aqui a muitos puxa sacos da globo, (ainda bem que a globo so tem caida a audiencia nas ultimas decadas (1993 a 2010) perdeu 37% do seu share (segundo a folha de sao paulo).

  8. Xuxa inconstentavel foi a melhor de todas,Angelica fez a parte dela.A melhor de todas sem duvida,foi a MARA MARAVILHA,o SBT nunca investiu no programa dela,cenarios pobres,desenhos inferiores,mas mesmo assim o programa dela era um sucesso,foi das tres a melhor cantora suas musicas foram hits no radio,ela era autentica e tinha muito carisma.A XUXA tinha os melhores desenhos,os cenarios muito bem feito,tinha o seu programa na globo,que ate fora do ar e lider,era boa apresentadora e pessima cantora,tinha uma diretora que era sua base.so poderia ser sucesso, a ANGELICA so fez sucesso por causa das series live action:jaspion,jiraia,blackman rider…etc.Quem assistia o SHOW MARAVILHA,era porque gostava da MARA,ao contrario das outras era morena,mesmo hoje não mais na midia e lembrada como uma das melhores apresentadora infantil.

  9. Entrando na conversa, sou obrigado admitir que era muito fã, louco pela Xuxa e ainda sou… amava a Simony, e fiquei com raiva da angelica quando a substituiu… gostava do bozo, nunca gostei do Sergio Malandro e Amava muito, muito mesmo a Mara… comprava os discos, cantava as musicas… ia aos shows no Escalla, aqui no Rio… e quer saber a Angelica tem talento… mas nunca teve carisma… já a Xuxa, Mara, Mariane e e até a Eliana os tem demais… mas valeu a discurssão e diga-se de passagem… a Angelica merece um Programinha melhor… eu tiraria o Marido Dela e colocava Ela no sabado a atarde,, abraço

  10. Nunca vi tanta besteiras junto acho que na Tv desse povo so fucionava um canal. Naos anos 90 qua fazia sucesso com programas infantis era a Xuxa Mara e Angelica cada uma tinha seu espaco, claro so quem hoje faz sucesso e a Eliana qie na epoca nem tinha programa… A Mara por sua vez ta sumida a Angelica faz aquele programa chato e a Xuxa…cade quando sera a sua volta de novo na tv?…cada uma dessas apresentadoras tiveram sua epoca foram sucesso sim…mais a velhice chega pra todos…e tem que da espaco pra outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *